A escolha da base do bolo foi óbvia: o melhor bolo de chocolate… cá de casa. Afinal é mesmo o favorito da big M :).
Mas gostava de fazer uma coisa mais composta. E esse era, sem dúvida, o desafio.
Quanto mais crescidos mais impressionados ficam com os bolos altamente elaborados e rodeados de pasta de açúcar. Fazem-se grandes obras de arte de encher o olho a miúdos e graúdos!
Mas, se já há dois anos deixei de querer os bolos assim, ainda que pudesse retirar toda a camada de pasta e por baixo ter um bolo saudável, não fazia sentido voltar atrás mesmo com o pedido de ter um bolo da Elsa.
Desafio extra: como decorar com “do bom”?
A primeira decisão era a mais simples: bolo alto e que chegasse para todos. Dobrar a massa da receita base e fazer dois bolos para que pudesse rechear no meio.
Confesso que o recheio e a cobertura foram decididos quase no dia e, com alguma sorte à mistura, correu bem à primeira.
Para a cobertura e recheio usei de base uma receita da Jocooking com algumas modificações. Para decorar criei neve, com côco e com pipocas.
Ingredientes:
- 1 lata de leite de côco
- 1 embalagem de queijo quark
- 2 colheres de sopa de xarope de tâmara
- Morangos cortados finamente
- Pipocas
- Cubos de côco
- Lascas de côco
Preparação:
Juntar a parte mais grossa do leite de côco e uma embalagem de queijo quark com o xarope de tâmara. Bater até obter uma mistura homogênea.
Colocar um dos bolos no prato de servir e colocar uma camada de cobertura. Generosa. Em cima distribuir morangos cortados finamente.
Colocar o outro bolo e por cima uma nova camada de creme.
Por fim decorei de acordo com o tema: lascas de côco, cubos de côco (ou gelo) e pipocas trituradas no robot de cozinha (mais neve!). Os bonecos comprei numa loja de artigos de festa.
E pronto: bolo da festa alinhado com o tema.
Digo-vos que estava delicioso…
Como se faz xarope de tâmaras em casa? Posso substituir por xarope de arroz ou outro açúcar, tipo de coco? Deve resultar, né?
GostarGostar
Melhor substituir por mel 😉
GostarGostar