Sim, o título é provocador e nasceu da pergunta que uma amiga me fez durante as férias “porquê sempre presunto? qual o problema de um fiambre… e de peru a forno de lenha?
Pois bem… o fiambre é tudo menos carne… ou perna de suíno (peru ou frango): é um conjunto de cenas processadas e cheias de porcarias. Tem todos os E e mais alguns, tem açúcar de diferentes formas e (espantem-se!) este tem fumo adicionado. Para lhe dar o tal sabor a forno de lenha!
Não andei a ver todas as marcas mas aproveitei para fotografar a lista de ingredientes de um fiambre de porco, de um de frango e de um de peru para vos mostrar. Ora analisemos 🤓:
Começa por no nome dizer peru a forno de lenha, mas na descrição já vem peru cozido com sabor a fumo… diria que são coisas diferentes.
Peito de peru é apenas 60% do produto todo! E o que é a outra quase metade?? Água (Ok), reguladores e Es (o que faz com que dure e dure e dure…), amido (uma farinha!), dextrose (açúcar!), proteínas do leite (what? mas para quê leite em perú?), aromas e intensificadores de sabor (porque como isto não é comida precisa de coisas para fingir que é!), e muito mais Es (conto uns 10!).
Eu também comia fiambre e de peru a achar que era o melhor, mas na verdade é tudo mau…
Por isso, ao pequeno almoço passámos a optar por presunto ou queijo (de preferencia fresco e de cabra/ovelha). Mas mesmo o presunto é preciso saber procurar. Porque a maioria das marcas têm açúcar! Os de Parma (que existem em vários supermercados) são bons.
Deixo a imagem do presunto e a lista de ingredientes dos outros fiambres, para vossa “reflexão” e escolha numa próxima ida às compras.
Ah e sim a big M come presunto e claro que adora. Apesar do sal 1/2 fatia de dia sim dia não, compensa o não sal que ela tem nas restantes refeições. Tudo sempre com equilíbrio e bom senso claro.
[…] tenho! Mas a verdade é que quando percebemos como alguns alimentos são compostos (como escrevi aqui sobre o fiambre) vamos estar muito mais preocupados em não comprar apenas pelos lindos olhos da […]
GostarGostar