Inverno é sinónimo de canja. Aquece a alma. Tudo cura, como diziam antigamente. Qualquer doente come uma canjinha para ficar melhor!
Isto pode fazer sentido se assumirmos que a canja não é mais do que um caldo cheio de nutrientes. Nos dias que correm já não é bem isso que se vê. A canja passou a ser um caldo carregado de massa ou arroz. E nem um legume para contar a história.
Para minha surpresa, o peru de Natal trazia as miudezas. Fiquei na dúvida sobre o que lhes fazer, mas como ainda não tinha uma sopa para o dia de Natal resolvi arriscar: canja!
Ingredientes:
- Miudezas. Usei as do peru de Natal
- 1/2 chouriço
- 1/2 chouriço de sangue
- 1/2 pedaço de barriga de porco
- 1 alho francês cortado em rodelas finas
- 2 cenouras cortadas em rodelas finas
- Massa de arroz integral, opcional, mas foi uma forma de pôr a big M a comer a sopa
Preparação:
Comecei por cozer a carne com os legumes cobertos em água, em lume brando por cerca de 1h00/1h30. Os enchidos libertaram a gordura e sal suficientes para temperar o caldo. Preparei este caldo de véspera.
No dia de servir retirei a carne do caldo que cortei em pedaço. Levei o caldo ao lume e quando levantou fervura juntei a massa e cozinhei de acordo com a embalagem.
Coloquei em cada prato o caldo com a massa e por cima os toppings a gosto de cada um.
Nossa deve ficar demais. Buenos dias, minha noiva tem um blog de culinária (mas ainda não tem familiaridade cm a plataforma) e fez esta deliciosa sopa, está procurando seguidores. Siga ela que ajudo ela a seguir você: https://temperoefogao.wordpress.com/2018/06/26/surpreendente-sopa-de-cebola/
GostarLiked by 1 person