Primeira receita da casa nova. Primeira receita de há muitos meses.
Estar cozinha. Criar. Adaptar do tradicional. Pesquisar opções mais saudáveis. O meu porto seguro. Já o sabia desde pequena. Muito nova comecei a pegar nos livros de receitas da minha mãe, ir ao supermercado e fazer o jantar sozinha.
Nem sempre agradava ao público, porque tentava pratos para lá do habitual nas refeições de família. Mas era um momento meu. O qual recordo com muito carinho (não posso dizer o mesmo sobre tarefas como tirar a mesa, lavar a loiça ou limpar a casa… que me calhavam na rifa!).
Quando comecei a procurar alternativas mais saudáveis e a planear as refeições da semana, para não cair no erro do comum e rápido, voltei à cozinha. Por horas. Com satisfação.
Os últimos meses (como falei aqui) foram muito intensos em vários aspectos. Se bem que quando paro acho que os últimos 3 anos foram muito intensos em vários aspectos… uma montanha russa de cuidar e deixar de cuidar de mim…
Deixei a cozinha, fui gerindo o dia-a-dia e, naturalmente, regressaram alguns hábitos menos saudáveis.
Como me conheço bem sei que se tiver coisas “menos boas” em casa, vou comer.
Estes dias voltei há cozinha. Com prazer. A planear um mini-Workshop. E vai o entusiasmo para começar a fazer mais umas coisas. Numa multiplicidade de pratos a serem elaborados ao mesmo tempo.
Este é o bolo que marca o momento. Voltar à cozinha com uma alternativa saudável. Feita de raiz (já que fiz, pela primeira vez, farinha de grão!). Com amor. E muita vontade de voltar. Vamos à receita?
Ingredientes
- 1 chávena de farinha de grão
- 1/2 chávena de flocos de aveia finos
- 1 chávena de polvilho doce ou araruta (opção mais saudável)
- 4 ovos
- 10 tâmaras Medjool
- 2 cenouras grandes
- 1 cc de bicarbonato de sódio
- 1/2 chávena de azeite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180C.
Triturar as cenouras com as tâmaras. Juntar os ovos e bater.
Acrescentar os restantes ingredientes, misturar bem e colocar numa forma de bolo inglês.
Levar ao forno por 30 a 40 minutos.
Servi com fatias de queijo de cabra fresco. Sugiro que experimentes com iogurte grego ou queijo creme. Fica TOP. Conta-me quando experimentares.


