A maioria das pessoas (sim, também já fui assim) pensa em ficar em forma e perder o belo do pneu até ao verão. Depois chegam as férias e a malta quer é descansar e enfardar (e bem!) nos restaurantes todos da zona destino… ou caso seja para hotel AI comer até cair. Afinal já está pago!
Não é que eu não continue a gostar de comer e comer bem, mas dois fatores começaram a influenciar as minhas decisões depois da big M nascer: garantir que conseguimos comer minimamente bem (dispenso pizzas e hambúrgueres de média qualidade só porque sim) e o dinheiro. É verdade que os dois acabam por estar intimamente relacionados: se puder gastar mais vou comer nos melhores restaurantes com médias acima de 50€ pessoa, mas TOP. Afinal, férias que são férias, não são para passar o dia na cozinha! Mas nem todos os orçamentos permitem…
Se é verdade que eu concordo com isso (e continuo a sonhar com as minhas férias AI no Pestana Porto Santo, e lá chegarei se convencer o forreta cá de casa), a verdade é que quando comemos bem temos outro prazer em estar na cozinha. Porque os meus pequenos almoços são claramente melhores, mais saciante e saborosos que a maioria dos hotéis onde tenho estado (aqui também posso incluir alguns Pestanas!). E não é para me gabar! Porque com crianças o almoço é mais prático se for em casa (nós ainda não podemos/devemos passar o dia na praia), controlamos melhor sonos e birras e garantimos uma tarde com mais qualidade e boa disposição. Porque os jantares sabem bem fora de casa mas por vezes não são práticos. Este ano a baby M “pedia” cama às 19h30… qualquer aventura em restaurante resultava num pranto quando era hora de ir para a cama porque já estava demasiado cansada.
Temos optado por alugar uma casa que nos permite ter acesso a cozinha equipada e dá a liberdade de cozinhar, ou não.
Uma semana antes das férias trato da lista de compras com básicos essenciais (alguns já falei aqui), muitos legumes e fruta e fujo das massas e arroz. Acreditem que no final do dia, para além de ser a pior escolha, demoram mais tempo a preparar e tornam as refeições monótonas. Assim garanto pratos sempre coloridos.
Aposto em proteínas que cozinhem “sozinhas” no forno (sim, porque grelhar, quando as condições permitem, é saboroso, mas ninguém merece acender brasas e torrar só para comer um franguinho assado ou um peixe grelhado) e deixo as refeições de peixe para comer fora de casa (estou a falar num destino em Portugal, junto à costa).
O forno também servem para grandes doses de legumes assados que nos chegam para mais do que uma refeição, têm imensos e variados nutrientes e dão uma cor fabulosa ao prato.
E depois há aquela vontade de qualquer coisa na praia… e nós por cá somos assombrados pelas bolas de berlim! Que nos dia de correm são de tudo e pouco falta para haver umas Paleo em que o objectivo é caçar o senhor da bola de berlim. A corrida pela praia ajuda a gastar uns 2% do que se vai consumir com a dita bolinha!
Eu nunca fui fã de bola de berlim, mas sofria de um efeito: na praia até sabia bem. Este negócio está mesmo bem montado. Como fugir? Levar snacks saborosos de casa. Apostar muito nos frutos secos e fruta fresca e acima de tudo beber muita água. Porque por vezes aquela vontade de comer qualquer coisa é mesmo o corpo a pedir para se hidratar.
Claro que, quando apostamos num bom pequeno almoço não há grande fome durante a manhã. Acho que comemos só porque sabe bem sentar na toalha molhados a mastigar qualquer coisa.
Deixo a lista dos favoritos cá de casa:
- Frutos secos
- Uvas
- Maçã
- Lata de sardinhas em azeite
- Tomates mini
- Sopa fria (a big M chama de sopa da praia)
- Muffins
- Ovos cozidos
Boas férias!
A fotografia tem um aspeto delicioso, pode dizer-me como os confeciona?
GostarGostar
Olá Ana. Corto todos os legumes com casca (depois de lavados) com tamanho idêntico. Rego com azeite, Flôr de sal e outras ervas que tenha em casa (alecrim ou orégão, por exemplo). Forno a 150C por 1:30!
GostarGostar
O tabuleiro tem beringela? Rara a vez em que a usei. Algum preparo especial antes de ir ao forno ou é só cortar?!
GostarLiked by 1 person
Uso sempre tudo cru. E uso o que houver no frigorífico: beringela, curgete, batata doce, alho francês, pimento, cenoura, abóbora… rego com azeite e coloco flor de sal. Umas ervas também ficam bem mas normalmente a mais velha queixa-se 😎
GostarGostar