Tenho a certeza que não sou a única a achar que (sem qualquer femininismo por trás desta afirmação) as mulheres são mega multi-tasking!
Seja em casa ou no trabalho.
Muito facilmente se está a fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo. Os homens estão, por norma, concentrados num menor número de tarefas simultâneas.
Mas, para mim, mais do que a capacidade de fazer várias coisas, o peso da responsabilidade em assegurar que tudo funciona é brutal: há carne?, há peixe?, há jantar?, há roupa lavada?, há o documento x pronto para a reunião y?, há backup para poder estar numa reunião até às 19?. Simplesmente: há coisas feitas?
Quando alguma coisa falha, para além de ser notado, a mim, pelo menos, causa-me uma sensação de fracasso tremenda… Porque me esqueci de pensar no jantar, porque não comprei as sapatilhas para a dança, porque não lavei a bata da escola, porque tive de sair mais cedo (ou a horas!) para ir buscar as miúdas à escola, porque não consegui terminar um trabalho com o qual me comprometi…
É das coisas que mais me faz sofrer: por um lado o peso da responsabilidade e o “assumir” que devo conseguir organizar tudo sozinha… Por outro, o peso da necessidade de partilhar esta responsabilidade, no que toca à organização da vida familiar para garantir que tenho equilíbrio para gerir todo o meu dia.
A somar a tudo isto há ainda uma peça fundamental: o meu feitio. Sim, meus caros, não é muito fácil. Admito! Sou orgulhosa, sou controladora. Mas depois, quando chego ao limite, queixo-me e refilo. Ora, claro que tenho consciência que se não quero ajuda depois não posso achar que a mesma tem de aparecer porque sim.
Cada um de nós encontra um equilíbrio na vida familiar e na organização e gestão do dia a dia. Mas, para quem possa ser como eu, é importante pedir ajuda. Não vamos achar que falhou a vontade de fazer diferente apenas porque sozinhas(os) não conseguimos. Como em tudo na vida é importante envolver e construir em conjunto.
Se cá por casa eu planeio e trato das listas das compras, assegurando quase tudo (pelo menos as entregas em casa), o babe ajuda a finalizar o jantar sempre que é ele que chega mais cedo, trata dos banhos e arruma a cozinha (graças! que esta parte dispenso bem).
O regresso ao trabalho (que já foi há 2 meses!) tem sido muito mais pacífico por causa deste planeamento. Se no trabalho todos planeamos o que vamos fazer e quando, em casa (até certa medida e para algumas tarefas) vale a pena o esforço de tornar isso uma rotina.
(re)Leiam este e este post que coloquei há uns meses sobre como me organizo. Pode ajudar!
Sim, as mulheres são mesmo multitasking! Também sinto isso, tenho imensas pequenas coisas para fazer, coisas essas que não se “notam” mas fazem toda a diferença (manter a ordem e organização em casa, lembrar-me que tenho de comprar x e y, lavar uma determinada peça de roupa que um dos miúdos vai precisar ou simplesmente cozer um buraco numa camisola), isto aliado às tarefas corriqueiras do dia a dia (tarefas ligadas aos miúdos, roupa, alimentação, tratar das galinhas), ufa! – às vezes fico cansada só de listar a imensidade de pequenas tarefas que tenho para fazer… também acontece pensar que vou chegar a casa e sentar-me um bocadinho no sofá – hahaha pura ilusão!
GostarLiked by 1 person
Uma ilusão mesmo 😅
GostarGostar