É cliché mas é tão verdade: quem tem filhos vê o tempo passar a correr. Acho que isto acontece em qualquer idade, mas quando são pequenos e mudam tanto de ano para ano (até de dia para dia) parece mesmo que viajamos numa máquina do tempo e aterramos 4 anos mais tarde… A sério? 4 anos… ainda ontem estava no meu sofá a ver televisão e a pensar “amanhã acabou-se esta liberdade” e agora já nem sei o que isso é!
Acho que ainda é cedo para as festas com todos os amigos da escola e temos optado por fazer uma festa em casa. Chamamos alguns amigos, preparamos um lanche e cantamos os parabéns.
Com o passar dos anos tem vindo a transformar-se da festa de adultos para a festa das crianças, ainda que continuem a haver mais adultos do que crianças.
Nestes 3 anos de festa tivemos grandes evoluções na escolha do menu: 1º ano uma mistura entre do mau e do bom; 2º ano já com bolo do bom, mas ainda algumas escolhas menos boas (na lógica de um dia não são dias); 3º ano grávida da baby M e cansada encomendei tudo fora, só tratei da fruta, mas 100% do “bom”. Este ano resolvi que queria ser eu a tratar de TUDO e claro que tudo do bom. De certa forma dá-me algum prazer provar que conseguimos comer coisas saborosas e saudáveis. Ainda que haja palatos que estranham a falta de “tanto” açúcar, na maioria há equilíbrio.
Para além disso, tem muito mais valor pessoal, é mais económico, ainda que me deixe mais cansada. Verdade! Mas é um cansaço saboroso.
Comecei por preparar o menu para ter uma lista de compras completa que me permitisse começar a tratar de tudo com calma uma semana antes da festa.
A primeira decisão foi qual seria a massa para o bolo da festa. E como conseguiria transformar esse bolo, em bolo de festa. O meu forte não é bem o testar e antecipar como decorar pelo que foi um pouco de sorte e improviso. Acho que não me sai mal e foi dos bolos mais “gabados” pelos convidados.
Depois foi uma conta simples a mais ou menos quantos convidados entre adultos e crianças e escolher receitas doces e salgadas.
O tema da festa estava mais do que escolhido pela big M: Frozen. Ou não fosse a Elsa a sua personagem de eleição (dela e da maioria das meninas da sua idade 😅). Para compor só precisamos de uns pratos, copos, guardanapos e balões. De resto foi simular neve e gelo no bolo (acho que ficou mesmo top!).
Deixo-vos as nossas escolhas e algumas imagens!
Pratos doces
- Bolo de aniversário, massa de base aqui e falarei sobre detalhes do bolo durante a semana
- Queques de cenoura
- Pão de banana Jocooking
- Waffles de amêndoa
- Crepiocas de araruta
- Toppings: manteiga de amêndoa, manteiga de amendoim e marmelada
- Mini croissants com recheio de manteiga de amêndoa e manteiga de amendoim
- Bombons
- Ferreros, receita de uma amiga que partilho mais tarde
- Fruta: Dióspiros e Morangos da Quinta Brancos. Foram muito gabados também 😉
- Pipocas com canela
Pratos salgados
- Pasteis de bacalhau
- Bolinhos de atum picantes
- Pão rústico
- Quiche sem massa de camarão e legumes, partilho a receita mais tarde
- Batata doce frita
- Queijo da ilha e queijo emental, de compra
- Presunto e chouriço de porco preto, de compra
- Pipocas com sal e oregão
Espero que se inspirem. Eu fico com uma base óptima já a pensar no primeiro aniversário da baby M!