Que sobremesa tão típica da nossa mesa. Esta é das que me lembro de termos sempre que havia qualquer coisa para festejar. Isto e tigelada (ainda hei-de pegar na receita da minha mãe e transformar em bom!).
Como os nossos pais nem sempre são amigos de experimentar coisas novas gosto de pegar no “velho” e conseguir transformar em algo saboroso. Que não fique longe do original mas que seja igualmente saboroso.
Quem me acompanha já notou que fujo a 7 pés de fazer e publicar receitas que levem “açúcares”. Uso muito tâmaras e banana para adoçar (e não, não é para comer todos os dias!), mas há receitas que ou não se fazem ou não é mesmo a mesma coisa. É o caso do arroz doce.
Há uns anos fiz uma versão com açúcar de côco, mas ficou muito amarelo torrado. Nunca tinha usado xilitol (e não estou certa das vantagens ou desvantagens) mas resolvi experimentar. Afinal é branco. 🙂
Para 10 doses.
Ingredientes:
- 1lt de leite de côco. Fiz em casa
- 150 gr de arroz integral redondo
- Casca de 1 limão
- 1 pau de canela
- 1 pitada de flor de sal
- 100 gr de xilitol (foi o que usei, mas acho que com menos ainda fica doce o suficiente. Pelo menos para o meu palato)
- 4 gemas de ovo
- Canela e côco ralado para polvilhar
Preparação:
Com bimby
Colocar no copo da bimby o leite de côco, o arroz, a casca de limão, o pau de canela, e a flor de sal e programar por 25 minutos a 90C, colher inversa e rotação inversa. Findo o tempo mexer. Voltar a programar por mais 45 minutos.
Adicionar o xilitol e as gemas de ovo e programar mais 10 minutos a 90C, rotação inversa e velocidade 1. Retirar e colocar em taças individuais ou numa taça grande. Deixar arrefecer e decorar com canela e côco ralado.
No tacho
Colocar o leite de côco, o arroz, a casca de limão, o pau de canela e a flor de sal e levar a lume branco. Ir mexendo de vez em quando. Cozinhar por mais 30 minutos do que o indicado na embalagem de arroz (o meu dizia 40 e cozinhei no total por 70 minutos.
Juntar o xilitol e as gemas e cozinhar mais um pouco em lume brando (cerca de 10 minutos). Retirar e colocar em taças individuais ou numa taça grande. Deixar arrefecer e decorar com canela e côco ralado.
Ola! Obrigada pela partilha 🙂 será que funciona sem ovos? Feliz ano novo!!
GostarGostar
Olá Inês! Antes de juntar os ovos estava cremoso e saboroso. Funciona sim, não vai ganhar a cor ligeiramente amarela mas acho que vai bom! 😉
GostarGostar
Obrigada Andrea 🙂 Vou experimentar!
GostarGostar