Para quem conhece pastelaria alentejana, sempre adorei o bolo folar e o bolo finto… Secos como quase tudo o que se faz no meu alentejo, mas muito saborosos… então na sua versão “já com uns dias” torrado com manteiga da boa… hummmm
Pois é, mas essas cenas estão cheias de belheques: açucares e farinhas refinadas… Nasce uma óptima oportunidade para fazer o meu próprio folar!
Há um ano na escola da big M fizeram (na versão tradicional) folar da Páscoa. Ela gostou tanto da atividade que passou a chamar ao ovo cozido ovo da Páscoa. Nessa altura pensei em testar uma receita do bom… mas como uma baby M e sem um público (ainda não havia blog :)) acabei por não o fazer. Ora desta vez não escapa!
Depois de 2 tentativas (notem que a primeira estava bem saborosa, mas não um requinte de aspecto e precisava de mais tempo no forno), lá saiu o Folar com ovo da Páscoa!
Ingredientes:
- 100 gr de farinha de trigo sarraceno (compro em semente e trituro na bimby 10seg velocidade 10)
- 150 gr de farinha de amêndoa (usei amêndoas com pele para fazer a farinha)
- 130 gr de farinha de espelta integral
- 1 colher de sopa de erva doce em semente (triturei junto com o trigo sarraceno)
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 200 gr de pasta de tâmara (ou tâmaras demolhadas)
- 3 ovos
- 2 ovos cozidos com casca para recheio
- 1 gema para pincelar
- 1/2 pau de canela
- 1 estrela de anis
- casca de 1/4 de limão
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180C.
Começar por fazer o chá. Fiz em quantidade e congelei em cuvetes de gelo para futura utilização. Numa panela colocar 500ml de água com 1/2 pau de canela, a estrela de anis e a casca de limão. Deixar levantar fervura por 5 minutos. Antes de utilizar na massa deixar arrefecer por completo.
Juntar as farinhas e a canela e envolver.
Triturar a pasta de tâmara com os 3 ovos. Juntar 1 a 2 colheres de sopa de chá.
Juntar às farinhas e envolver bem. Se estiver muito mole podem ir juntando mais um pouco de uma das farinha. Se estiver muito seco, juntar mais um pouco de chá.
Antes de amassar colocar um pouco de farinha de espelta na bancada para que não se agarre às mãos. “Criar” 2 espaços no meio da massa e colocar os ovos cozidos.
Fechar com umas tiras de massa. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno por 50-60 minutos. Depende de como gostam da cozedura.