Hoje venho falar-vos sobre princípios básicos (pelo menos os meus) para organização e planeamento familiar, no que a alimentar 5 alminhas diz respeito.
Não fosse o crescente foco neste ponto e acho que já tinha pirado. Ainda mais durante o confinamento que a palavra mais ouvida era “mãe” e a segunda (frase) “tenho fome!”
Antes de mais é importante percebermos e definirmos o nosso objetivo. Quero organizar-me para quê: para ter mais tempo? para não ser um stress a hora das refeições? para conseguir que todos comam melhor e não andar a desenrascar com congelados e arroz a toda a hora? porque tenho um bebé que vai iniciar alimentação complementar e gostava mesmo de partilhar as refeições em família?
Como em qualquer planeamento (isto é válido para qualquer coisa na nossa vida) se não pensarmos no porquê e no objetivo a atingir começamos a fazer “coisas” sem muita lógica e acabamos a perder mais tempo (e a desmotivar).
Tendo o meu objetivo definido vou então avaliar qual a estratégia que melhor se aplica ao meu dia-a-dia, à minha rotina e dinâmica familiar: é cozinhar tudo ao fim de semana e durante a semana é aviar jantares? ou tenho 30m por dia antes das refeições que posso dispensar a preparar? faço compras mensais ou semanais? gosto mais de comprar frescos de 3 em 3 dias ou prefiro um carregamento para 2 semanas?
Com base nestes 2 pontos vou planear. E há várias coisas a planear:
- O dia em que planeio. Parece redundante mas não. Vamos ter de gastar 30m por semana, por exemplo, para planear o que serão as nossas refeições, listas de compras, execução de compras e confecção;
- O dia em que faço compras (seja on-line seja em loja). Acreditem que ir todos os dias ou quando falta alguma coisa não é eficiente. Este passo obriga-nos a fazer listas de compras ;);
- O dia em que preparo os alimentos e/ou confecciono as refeições.
Por exemplo, aqui por casa defini que sábado, depois deitar os miúdos, faço o planeamento semanal das refeições. Deixo os fins de semana fora (para free flow) e planeio almoços e jantares, incluindo almoços em casa e almoços de marmita para a escola.
Depois, semanalmente faço uma compra de básicos on-line e de peixe fresco; de 2 em 2 semanas de cabaz de frescos; e de mês a mês de talho.
Como combino isto tudo? Com o último ponto: inventário. Saber o que há em casa. É com base nesta lista que semanalmente vejo o que preciso para as ementas semanais, sempre com o foco de minimizar stocks.
Sugiro que completem a leitura com estes 2 posts que coloquei em tempos, sobre como mudar e os meus básicos preferidos!