Numa semana em que começa mais um desafio do Centro de Pré e Pós Parto (CPPP), escrevo sobre o que me move a mexer o esqueleto.
Há dias relembrei que eu fui a miúda da avaliação 2 a Educação Física no 1º período do 5º ano… E convenhamos tinha uns quilinhos a mais (hei-de escrever sobre isto em breve), mas o sistema de ensino que me acompanhou até ao 12º ano nunca foi muito de incentivar mais do que os rapazes a jogar à bola.
Durante a faculdade ainda fiz umas aulas de grupo recorrentes durante um ano. Quando comecei a trabalhar não passei do mesmo e já perto dos meus 30 comecei a correr esporadicamente.
Mas foi depois de fazer o pós parto da big M, e porque o CPPP abriu aulas de grupo para quem já tinha terminado o pós-parto, que consegui manter uma rotina estável.
E o exercício físico é como a alimentação. Faz parte de um estilo de vida saudável mas precisa de consistência para se manter. E precisamos de cerca de 60 a 90 dias para transformar uma rotina num hábito. Por isso tantas pessoas fazem “dietas”, inscrevem-se em ginásios, mas passado um a dois meses começam a quebrar a rotina e, na maioria dos casos, voltam ao antigamente.
O CPPP teve um papel fundamente na minha mudança de hábitos alimentares e de exercício. Pelos desafios que foi lançando e pelo grupo de mulheres e mães fantásticas que se apoiam mutuamente.
Estes desafios evoluíram e deixaram de se focar apenas na alimentação. Parabéns por isso! Mais um empurrão a tantas mulheres e famílias para um estilo de vida mais saudável.