Uma das coisas que mais me chocou, quando comecei a estar mais atenta ao que comemos, foi a nutela. O primeiro ingrediente é açúcar. Para além de levar óleo de palma. As avelãs devem vir no final da cadeia… quando são a “essência” da nutela. Como é possível comer e oferecer às crianças.
Depois de experimentar algumas receitas, adaptei a minha que é um sucesso cá em casa. Não coloco qualquer tipo de adoçante pelo que os mais gulosos vão notar diferença no sabor face à versão processada. Podem ver uma versão mais doce aqui.
Ingredientes:
- 200gr de avelãs
- 3 colheres de sopa de cacau cru em pó
- 1 pitada de sal
Preparação:
Começar por colocar a avelãs cerca de 15m no forno a 180graus. Terminado esse tempo podem retirar as peles com a ajuda de um pano. Muitas vezes deixo ficar.
Colocar num robot de cozinha potente. Uso a bimby e trituro por 5 minutos na velocidade 10. Vou abrindo e raspando as laterais do copo durante o processo.
As avelãs passam a farinha e quando começam a libertar óleos entramos na fase de “creme/manteiga”. É agora altura de acrescentar os restantes ingredientes e continuar a misturar. Se forem colocando aos poucos conseguem perceber a textura que deve ser mais líquida uma vez que ao guardar no frio irá solidificar ficando boa para barrar.
Depois de pronto é só barrar coisas boas, como uma banana ou uma crepioca!
[…] com iogurte, nutela, fruta, frutos […]
GostarGostar
[…] para os mais crescidos… que muitas vezes vem acompanhado de tulicreme, nutela (e não é desta, aposto) ou marmelada (ainda que venha dos marmelos […]
GostarGostar
[…] o recheio: manteiga de amêndoa, nutela, quadrados de chocolate (usámos 99% […]
GostarGostar
[…] Nutela saudável […]
GostarGostar
[…] 2 colheres de sopa de nutela saudável […]
GostarGostar
[…] recheado com nutela caseira e morangos […]
GostarGostar