É uma das minhas paixões… sem dúvida. Consigo comer fatias atrás de fatias… Problema? São todos belheque… desde que me passei a preocupar com os açúcares e tipos de farinha deixei de comprar… deixei de comer as tais fatias atrás de fatias…
No passado Natal já tinha vontade de tentar encontrar uma receita alternativa mas, como a baby M é malandra mandou a mãe para repouso absoluto no dia 10/dez… isso ou saía antes do Natal. Com 34 semanas não eram bem o que queríamos. Assim, deixei-me de aventuras e esqueci o teste.
Este ano não há desculpas!
Como nunca tinha feito um bolo deste tipo, nem do bom nem do mau, procurei uma receita para ter noção das quantidades de ingredientes e daí fazer as devidas adaptações.
De base pensei usar farinha de espelta integral ou kamut. Como só tinha da 1ª em casa a escolha estava feita. Tentei ter de base 2/3 de farinha de espelta e 1/3 de farinha de amêndoa. Mas fica a promessa que o próximo teste vai sair “sem farinha” apenas com base de frutos secos!
Ingredientes:
- 300 gr de farinha de espelta integral ou kamut
- 150 gr de farinha de amêndoa
- 100 gr de pasta de tâmara (ou tâmaras demolhadas em água quente)
- Casca de 1 laranja e casca de 1 limão (tentem não apanhar o branco, porque amarga)
- 120 ml de leite de amêndoa
- 70 gr de óleo de côco
- 3 gemas
- sumo de 2 laranjas
- 1 pitada de sal
- 300 gr de frutos secos (200 para envolver na massa e 100 para decorar). usei amêndoas sem pele, cajus ao natural, avelãs e nozes
- Cubos de côco para decorar
- 1 gema para pincelar
- 1 CC bem cheia de bicarbonato de sódio
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180C.
Comecem por triturar a casca de laranja juntamente com a pasta de tâmara.
Pesem todos os ingredientes e derretam o óleo de côco.
Juntem o óleo de côco derretido com a pasta de tâmara com os citrinos e vão batendo (ou se usarem bimby, coloquem na velocidade 3 e vão deitando os ingredientes). Adicionar, sempre batendo: o leite, as gemas, o sumo de laranja, a mistura das duas farinhas aos poucos, o bicarbonato de sódio, um pitada de sal. Parar de bater depois de ter uma consistência homogenea.
De seguida é preciso amassar a massa. Aqui eu uso sempre a bimby: velocidade espiga por 3minutos. Se a massa estiver a colar muito juntar um pouco mais de farinha de espelta para conseguir amassar.
Adicionar a esta mistura 200gr de frutos secos e amassar até distribuir bem os frutos pela massa.
Colocar sobre uma base que possa ir ao forno forrada com papel vegetal. Formar uma rosca e colocar um recipiente que possa ir ao forno e não deixe fechar o buraco da massa (usei uma forma de queque). Picelar com uma gema de ovo e decorar com os restantes frutos secos e cubos de côco.
Levar ao forno por 30 minutos. Terminado o tempo deixar repousar dentro do forno quente, mas desligado, mais 10 minutos. É preciso algum cuidado a desenformar para garantir que não se desmancha. Fica um bolo grande e pesado!
Se forem muito gulosos podem colocar mais pasta de tâmara na massa. Cá em casa fiz com menos do que coloco na receita e estava bom para o nosso paladar. 🙂
Dicas para quem usar bimbys e afins:
- Pesar tudo primeiro
- Triturar as cascas do citrinos com a pasta de tâmara por 5seg/vel 5
- Juntar o óleo de côco e derreter com a mistura anterior 30seg/37C/vel 2
- Juntar o leite e misturar 30seg/vel 9
- Colocar a vel 3 (sem tempo) e ir colocando: as gemas, o sumo de laranja, a mistura das duas farinhas aos poucos, o bicarbonato de sódio, um pitada de sal
- Mexer bem 30seg/vel 9
- Amassar 3min/ espiga
- Juntar os frutos secos e amassar 30seg/espiga
[…] de frutos secos. Feito com base no Bolo Rainha, mas sem farinha! Uma alternativa brutal. Partilho em breve os […]
GostarGostar
[…] tinha pegado nesta receita e retirado 100% as farinhas mas sem anotação das quantidades. Voltei ao teste. Tronco de […]
GostarGostar