Sempre ouvi dizer que quando cozinhamos com amor tudo sai melhor e mais saboroso. Estou certa de que assim é.
Cozinhar por cozinhar tem um peso de obrigação e acaba por sair qualquer coisa sem muito jeito. Cozinhar para agradar tem o dom de nos fazer caprichar e no final o resultado é sempre melhor.
Este fim de semana tivemos um lanche de Natal. A desculpa, para lá do Natal, era um mini “workshop” 😅 para fazer pão. E o pão ficou bom! Mas não podíamos comer só pão.
Há algum tempo que queria testar uma receita de cheesecake, mas nunca era o momento: ou faltava tempo, ou ingredientes ou quem quisesse comer.
Sábado foi o dia. Sabia que a massa para a base era óptima, mas a mistura para o creme tinha algum receio que não conquista-se todos. Acho que conquistou. E agora que escrevo só me apetece ir fazer outro para comer uma fatia bem generosa!
Mas para a lista de Natal fica de certeza.
Ingredientes:
- 300 gr de nozes pecan picadas (antes de começar a libertar óleo)
- 200 gr de tâmaras picadas ou pasta de tâmara
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 2 colheres de sopa de cacau cru em pó
- 2 colheres de sopa de óleo de côco derretido
- 250 gr de mascarpone
- 400 gr de quark
- 1 colher de sopa de xarope de tâmara (ou mel), opcional. Não utilizo
- 500 gr de morangos (usei congelados)
Preparação:<
or colocar os morangos num tacho em lume brando. Se necessário juntar um pouco de leite vegetal. Deixar levantar fervura durante cerca de 5-7 minutos. Reservar no frio para arrefecer por completo.
Para a base juntar as nozes, as tâmaras, as sementes de chia, o cacau e o óleo de côco. Misturar muito bem e colocar numa forma de tarte com base amovível. Guardar no frigorífico.
À parte juntar o mascarpone, o quark e o xarope de tâmara e envolver bem. Colocar sobre a base.
colocar os morangos por cima apenas na hora de servir.
Deliciem-se!
[…] fácil sem este senão: a aposta estaria no cheesecake de cacau e morango. Mas assim sendo toca de pensar o que fazer para substituir o “cheese”… Porque a […]
GostarGostar
[…] cheesecakes de cacau e morango. Não sendo muito bom para ficar na mesa (porque bom, bom é fresco), […]
GostarGostar
[…] nova. Um momento de inspiração, para juntar diferentes receitas que tenho testado (as bases daqui, daqui e daqui; a mousse; e o ganache). E digo-vos: eu acho que ficou D I V I N A […]
GostarGostar