Há cerca de um mês, depois de um fim de semana em amigos muito bem passado, que andava a namorar qualquer coisa com mirtilos.
Congelador carregado da apanha feita pelos miúdos… e eis que os sogrinhos vêm passar o fim de semana connosco para comemorarmos os 40 anos de casamento! (Espero um dia também lá chegar!)
É claro que tínhamos de pensar em ter algo para festejar… um bolo? Considerando as altas temperaturas que se faziam (foi aquele sábado quente quente) resolvi pelo semi-frio… de mirtilo!
Ficou assim mais ou menos… mas não me convenceu. Uma semana depois voltei à carga e agora sim. Temos semi-frio.
Ingredientes:
- 350 gr de mirtilos. Usei congelados
- 250 gr de caju demolhado (cerca de 8 horas)
- 150 gr de amêndoa sem pele triturada
- 150 gr de tâmaras demolhadas
- 1 colher de sopa de óleo de côco
- 1/2 tabelete de chocolate 99% cacau
- 2 colheres de sopa de leite de côco
- Frutos vermelhos a gosto para decorar
Preparação:
3 passos. Fácil. Fácil. A ver se convenço os cépticos de que a Tarte divinal é difícil!
1) A base
Juntar num robot de cozinha as amêndoas, tâmaras e óleo de côco. Triturar. Colocar numa tarteira de fundo amovível e calcar bem.
2) O recheio
Juntar no mesmo robot de cozinha os mirtilos e os cajus e triturar uns 5 minutos em velocidade elevada. Até esta com aspecto de mousse. Colocar sobre a base e levar ao congelador por 1h30. Até servir.
3) A cobertura
A preparar mesmo antes de servir. Juntar o chocolate em pedaços e leite de côco numa taça e levar ao microondas por 35 segundos. Retirar e misturar bem até derreter totalmente o chocolate. Derramar sobre a mousse. Decorar a gosto e servir!
Fácil! Não é?