Escangalhado! Foi o nome que ficou depois de apresentado na passagem de ano.
Era suposto ser uma torta, mas aqui a jovem depois de retirar do forno e enrolar com muito cuidado, estragou tudo ao mudar para um prato. Partiu-se e ficou meio aberta. Tentei pôr mais côco ralado por cima para disfarçar. Mas a pergunta básica de “o que é isto” acontecia porque não se percebia bem que era suposto ser uma torta!
Estava deliciosa na mesma e o baby T, que achou e muito bem que não devia dormir nesta noite especial, comeu e pediu mais! Aprovado pelos seus 19 meses? Então está ok!
Ingredientes:
- 600 gr de abóbora assada no forno, sem casca e sem sementes
- 5 ovos
- 80 gr de farinha de amêndoa
- 250 gr de pasta de tâmara
- 100 gr de miolo de noz partido
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Canela e côco ralado para polvilhar
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180C.
Triturar a abóbora e a pasta de tâmara em conjunto.
Bater as claras em castelo (truque para bimbys: mesmo minutos que o números e claras, borboleta no copo, copo bem seco e 37C de temperatura). Reservar.
Juntar à abóbora e tâmara as gemas, a farinha de amêndoa e o bicarbonado de sódio. Bater até obter um massa homogénea. Juntar delicadamente as claras em castelo e as nozes em pedaços.
Colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e levar ao forno por 15-20minutos.
Assim que terminar polvilhar por cima côco ralado. Colocar um pano por cima da massa e uma base (do mesmo tamanho) e virar sobre a base. Polvilhar com canela. Com a ajuda do pano enrolar a torta. Se ficar muito “torta” já sabem, é um escangalhado!